quarta-feira, 23 de abril de 2014

Fantasmas Coreanos


Os fantamas coreanos ou gwishin (귀신) são almas de pessoas mortas que não puderam ir “mais além”. Aqueles que estão cheios de mágoa ou ressentimento, por vezes, vítimas de circunstâncias injustas, eles não podem deixar este mundo até que a sua alma esteja em paz. Tradicionalmente muitos rituais xamânicos têm sido desenvolvidos para atingir este objetivo. 
O gwishin mais famoso é provavelmente o gwishin cheonyeo (처녀 귀신), o fantasma de garotas virgens. Nascer mulher numa Coréia tradicional, era dificil pois eram ensinadas as melhores virtudes de servir o seu pai, o seu marido e o seu filho. Morrer como uma Cheonyo significava que não tinha cumprido esse objetivo, a vida dessa mulher não teria nenhum signficado e era impossível para a alma dela deixar este mundo.

O branco Hanbok destes gwishin é sobok (소복), as roupas tradicionais de luto. O cabelo está solto e despenteado, porque, não tendo sido casadas, não tinham o direito de o usar amarrado.
Embora exista a versão masculina para cheonyeo gwishin, o gwishin Chonggak (총각 귀신 ), o fato é que a figura feminina é muito mais falada na cultura popular, e assim, a atração principal dos filmes de terror coreanos.

Na tradição xamânica, por vezes, existem os “casamento de almas” (영혼 결혼식) entre Cheonyeo e Chonggak , para que eles possam finalmente descansar em paz.

Mul Gwishin (물귀신), que são fantasma aquaticos, as almas daqueles que se afogaram nas aguas . Eles não gostam de estar sozinhos e por vezes agarram nadadores que nadam perto deles e os arrastam para as profundezas.
O mul gwishin é um gwishin tão familiar e popular que existe inclusive uma expressão coreana que se refere à “tática mul gwishin ” (물귀신 작전), que é usada quando se quer sabotar alguém, tendo um significado semelhante a “se me afundo, você afunda comigo” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário