quarta-feira, 23 de abril de 2014

A raposa de nove caudas coreana - Gumiho


O gumiho é uma criatura que aparece nos contos e lendas da Coréia , e são semelhantes a fadas europeias. De acordo com os contos, uma raposa que vive mil anos se transforma em um gumiho,no Japão e China conhecida como kitsune e o jing huli, respectivamente . Pode se transformar livremente, entre outras coisas, em uma bela garota, muitas vezes para seduzir os homens, e comer seu fígado. Existem numerosos contos em que o gumiho aparece. Vários desses podem ser encontrados na Literatura Coreana.

Transformação
Lendas contam que enquanto a gumiho é capaz de mudar sua aparência, sua natureza não. Ele só é descoberto quando suas roupas são removidos.

Não está claro em que momento os coreanos começaram a ver Gumiho como uma criatura de pura maldade, já que muitos dos textos antigos mencionam Gumihos auxiliando os seres humanos. Alguns textos, porém, mencionam seres humanos enganando Gumihos mais ingênuos.

Na antiga mitologia, acreditou-se que um Gumiho chegou a consumir corações humanos, para sobreviver. Já foram muitas vezes retratados como uma sanguinária raposa, metade humana que vagava por cemitérios à noite, cavando sepulturas humanas.
Outra versão era que o Gumiho comia fígado. Um conto de fadas chamado "A irmã Fox" mostra uma menina, metade raposa que ataca uma família, comendo seus fígados.
A idéia de uma besta tornando-se plenamente humana é de fato muito incorporada na mitologia coreana, como o caso em que um urso se torna uma mulher através de uma prova difícil na mitologia Dangun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário